Prefeitura de Teresina amplia parceria com ONU para ações sociais e climáticas
O objetivo é ampliar ações voltadas à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade e populações afetadas por emergências climáticas.
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, e a representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, am nesta quinta-feira (15) um novo memorando de entendimentos para fortalecer a parceria entre a capital piauiense e o órgão da ONU. O objetivo é ampliar ações voltadas à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade, populações afetadas por emergências climáticas e promover colaboração com países do sul global.
Conforme a Prefeitura, durante o encontro, foi apresentado o relatório da pesquisa “O impacto do calor extremo no desenvolvimento da gravidez em mulheres de Teresina”, conduzida pela Agenda Teresina 2030 em parceria com o UNFPA. O estudo identificou que gestantes atendidas em 75 Unidades Básicas de Saúde da zona urbana da capital relataram sintomas agravados pelo calor intenso, como fadiga, pressão alta e ansiedade, além da falta de orientação sobre como lidar com essas condições.

Segundo o prefeito Silvio Mendes, a cidade é diretamente afetada pelas mudanças climáticas. “Teresina é uma cidade quente, é uma mesopotâmia e é uma área de interesse para essas discussões. Precisamos chamar a atenção para questões que muitas vezes não paramos para pensar”, disse.
A representante da ONU destacou que o estudo é pioneiro e tem potencial para inspirar outras cidades. “Ao integrar saúde, justiça climática, igualdade de gênero e proteção social, essa iniciativa contribui para fortalecer serviços públicos, reduzir desigualdades e ampliar o o a direitos”, afirmou Florbela Fernandes. O relatório final será disponibilizado nos sites da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
-
Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização. -
Estádio Lindolfo Monteiro a por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina -
Vendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como ada, sarapatel, dentro outros. -
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina. -
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir