Receita Federal libera nesta sexta-feira consulta ao maior lote de restituição

De acordo com os dados, mais de 6,3 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões; pagamento será feito em 30 de maio

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2025, que será o maior da história tanto em número de beneficiados quanto em valor total. Serão 6.257.108 contribuintes contemplados, com a liberação de R$ 11 bilhões. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Todo o valor será destinado a contribuintes com algum tipo de prioridade legal ou processual. Este ano, a Receita ou a priorizar também os contribuintes que utilizaram, em conjunto, a declaração pré-preenchida e o Pix como forma de recebimento, ainda que não tenham prioridade legal.

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Receita Federal

Confira a distribuição:

2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o Pix como forma de recebimento;

2.346.445 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;

1.096.168 cuja principal fonte de renda é o magistério;

240.081 com mais de 80 anos;

199.338 com deficiência física ou mental ou doença grave.

Como consultar sua restituição

A consulta pode ser feita por meio do site da Receita Federal, ando a seção "Meu Imposto de Renda" e clicando em "Consultar a Restituição". O serviço também está disponível no aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

O pagamento será efetuado no dia 30 de maio, diretamente na conta bancária ou na chave Pix (F) informada na declaração. Caso o valor não seja creditado, por motivo de conta desativada ou erro bancário, ele ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o crédito para outra conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.

Se o contribuinte não resgatar o valor em até um ano, será necessário fazer a solicitação no Portal e-CAC, ando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Para quem não estiver neste lote, é importante verificar o extrato da declaração no e-CAC e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora e acompanhar os próximos lotes.

Com informações do site: Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Receita Federal

Veja também