Esperantina será uma das cidades do Piauí a testar o novo sistema de alerta da Defesa Civil
A ferramenta, que já opera nos estados do Sul e Sudeste, tem lançamento previsto para o dia 7 de junho no Nordeste.
O Piauí receberá, no dia 7 de junho, o novo sistema de alerta da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta. A ferramenta, que opera nos estados do Sul e Sudeste, já enviou um total de 360 alertas desde dezembro do ano ado e será lançada simultaneamente em todo o Nordeste, ampliando a cobertura e reforçando a segurança da população em situações de risco. No Piauí, inicialmente, o disparo foi feito em 4 cidades: Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.
A Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia cell broadcast para o envio de mensagens de emergência via telefonia celular. Diferentemente do modelo anterior, que exigia cadastro prévio via SMS, o novo sistema enviará mensagens automáticas para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G dentro de áreas de risco. Os alertas aparecerão na tela dos aparelhos como pop-ups, acompanhados de um sinal sonoro, mesmo que o celular esteja no modo silencioso.

Geolocalização
A tecnologia do sistema utiliza a geolocalização das estações rádio base (ERBs) das operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, TIM e Vivo) para garantir que apenas as pessoas localizadas em áreas afetadas recebam os alertas.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa, a ferramenta garante informações ágeis e precisas para a população, ajudando na prevenção e na redução dos impactos de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e vendavais.
-
Acusado de matar homem a tiros é condenado a 17 anos de prisão em Teresina
Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima foi morta com cinco disparos de arma de fogo em dezembro de 2019. -
Comitê da prefeitura discute sobre metas do Plano da Primeira Infância em Teresina
Esse plano tem vigência até 2032 e foca em ações integradas para promoção da saúde, educação e assistência social. -
Alepi vai discutir sobre casos de feminicídio no Piauí em audiência pública
A audiência foi uma demanda requerida pela presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e pela colega de bancada Gracinha Mão Santa (Progressistas). -
CIEPI empossa nova diretoria para triênio 2025-2028 em cerimônia nesta terça
O industrial Marcelo Medeiros assume a presidência com foco em inovação, qualificação e interiorização da indústria piauiense. -
CCJ da Alepi aprova revisão territorial de nove municípios
As propostas seguem para análise na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir