{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/4/2/afogamentos-no-litoral-do-piaui-diminuem-no-1o-trimestre-diz-corpo-de-bombeiros-120557.html" }, "headline": "Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros", "image": [ "/media/images/2025/04/02/cbmepi-registra-queda-em-afogamentos.jpeg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-04-02", "dateModified": "2025-04-02", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Gabriely Corrêa", "url": "/jornalista/gabriely-correa/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros

De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) registrou uma redução nas ocorrências de afogamentos no litoral do estado durante o primeiro trimestre deste ano. De janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. Em comparação, no mesmo período em 2024, foram contabilizados 10 afogamentos, sendo seis fatais.

Segundo o tenente-coronel Christian, comandante do 3º Grupamento dos Bombeiros, em Parnaíba, a queda nas ocorrências é atribuída às ações preventivas realizadas, que tem intensificado as orientações aos banhistas sobre os riscos do mar e a importância de seguir medidas de segurança. Os militares atuam diretamente nas praias do litoral, dividindo-se entre os principais pontos de banho para alertar turistas e moradores sobre as áreas mais perigosas.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
CBMEPI registra queda em afogamentos

O capitão Thauzer Rodrigues reforça que, mesmo com os alertas frequentes, muitas pessoas ainda ignoram as recomendações e acabam se expondo a riscos desnecessários. “Não é porque a pessoa tem grande estatura ou massa muscular, que a força da correnteza não irá ameaçá-la. Ser alto, saber nadar ou até mesmo estar com equipamentos de segurança, não elimina os riscos que o mar impõe”, completou.

Os bombeiros alertam que a população deve sempre respeitar as sinalizações e buscar informações sobre a área antes de entrar no mar. Além disso, recomendam que banhistas consultem moradores locais, pescadores e a própria corporação para entender quais são os pontos mais seguros para o banho.

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Corpo de Bombeiros Militar do Piauí

Veja também